Páginas

terça-feira, 31 de março de 2015

COMPOSITOR E CANTOR ZÉ RAMALHO EXPLICA, COM DETALHES, O SIGNIFICADO DA MÚSICA "CHÃO DE GIZ" - fique sabendo muito daquilo que você curte...


VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DA MÚSICA “CHÃO DE GIZ” DE ZÉ RAMALHO?

Você já parou alguma vez na vida para tentar entender esta música tão complexa? Zé Ramalho consegue ser um dos poucos cantores que compõe músicas com alto repertório (de difícil entendimento) e mesmo assim agrada o gosto popular. Consegue transmitir sentimentos.
Hoje no carro ouvindo Chão de Giz, decidi prestar atenção na letra e bateu a curiosidade de conhecer a verdadeira história da música. De entendê-la! Descobri e achei bacana compartilhar com vocês.
Vale a pena a leitura!
Z_RAMA1
Explicação dada, em tese, pelo próprio compositor, O GRANDE POETA ZÉ RAMALHO, sobre Chão de Giz:
Ainda jovem, o compositor teve um caso duradouro com uma mulher bem mais velha que ele, casada com uma pessoa bem influente da sociedade de João Pessoa, na Paraíba, onde ele morava. Ambos se conheceram no carnaval. Zé Ramalho ficou perdidamente apaixonado por esta mulher, que jamais abandonaria um casamento para ficar com um “garoto pé -rapado”. Ela apenas “usava-o”. Assim, o caso que tomava proporções enormes foi terminado. Zé Ramalho ficou arrasado por meses, mudou de casa, pois morava perto da mulher e, nesse meio tempo, compôs Chão de giz.
Sabendo deste pequeno resumo da história, fica mais fácil interpretar cada verso da canção. Vamos lá!
“Eu desço desta solidão e espalho coisas sobre um chão de giz”
Um dos seus hábitos, no sofrimento, era espalhar pelo chão todas as coisas que lembravam o caso dos dois. O chão de giz indica como o relacionamento era fugaz.
“Há meros devaneios tolos, a me torturar”
Devaneios e lembranças da mulher que não o amou. O tinha como amante, apenas para realizar suas fantasias. Quando e como queria.
Fotografias recortadas de jornais de folhas amiúdes”
Outro hábito de Zé Ramalho era recortar e admirar TODAS as fotos dela que saiam nos jornais – lembrem-se, ela era da alta sociedade, sempre estava nas colunas sociais.
“Eu vou te jogar num pano de guardar confetes”
Pano de guardar confetes são balaios ou sacos típicos das costureiras do Nordeste, nos quais elas jogam restos de pano, papel, etc. Aqui, Zé diz que vai jogar as fotos dela nesse tipo de saco e, assim, esquecê-la de vez.
“Disparo balas de canhão, é inútil, pois existe um grão-vizir”
Ele tenta ficar com ela de todas as formas, mas é inútil, pois ela é casada com um homem muito rico.
“Há tantas violetas velhas sem um colibri”
Aqui ele utiliza de uma metáfora. Há tantas violetas velhas (Como ela, bela, mas velha) sem um colibri (um jovem que a admire), dessa forma ele tenta novamente convencê-la apelando para a sorte – mesmo sendo velha (violeta velha), ela pode, se quiser, ter um colibri (jovem).
“Queria usar, quem sabe, uma camisa de força ou de vênus”
Este verso mostra a dualidade do sentimento de Zé Ramalho. Ao mesmo tempo que quer usar uma camisa de força para se afastar dela, ele também quer usar uma camisa de vênus para transar com ela.
“Mas não vou gozar de nós apenas um cigarro”
Novamente ele invoca a fugacidade do amor dela por ele, que o queria apenas para “gozar o tempo de um cigarro”. Percebe-se o tempo todo que ele sente por ela um profundo amor e tesão, enquanto é correspondido apenas com o tesão, com o gozo que dura o tempo de se fumar um cigarro.
“Nem vou lhe beijar, gastando assim o meu batom”
Para quê beijá-la, se ela quer apenas o sexo?
“Agora pego um caminhão, na lona vou a nocaute outra vez…”
Novamente ele resolve ir embora, após constatar que é impossível tentar algo sério com ela. Entretanto, apaixonado como está, vai novamente à lona – expressão que significa ir a nocaute no boxe, mas também significa a lona do caminhão, com o qual ele foi embora – ele teve que sair de casa para se livrar desse amor doentio.
“Pra sempre fui acorrentado no seu calcanhar”
Amor inesquecível, que acorrenta. Ela pisava nele e ele cada vez mais apaixonado. Tinha esperanças de um dia ser correspondido.
“Meus vinte anos de ‘boy’ – that’s over, baby! Freud explica”
Ele era bem mais novo que ela. Ele era um boy, ela era uma dama da sociedade. Freud explica um amor desse (Complexo de Édipo, talvez?).
“Não vou me sujar fumando apenas um cigarro”
Depois de muito sofrimento e consciente que ela nunca largaria o marido/status para ficar com ele, ele decide esquecê-la. Essa parte ele diz que não vai se sujar transando mais uma vez com ela, pois agora tem consciência de que nunca passará disso.
“Quanto ao pano dos confetes, já passou meu carnaval”
Eles se conheceram em um carnaval. Voltando a falar das fotos dela, que iria jogar em um pano de guardar confetes, ele consolida o fim, dizendo que já passou seu carnaval (fantasia), passou o momento.
“E isso explica porque o sexo é assunto popular”
Aqui ele faz um arremate do que parece ter sido apenas o que restou do amor dele por ela (ou dela por ele): sexo. Por isso o sexo é tão popular, pois apenas ele é valorizado. Ela só queria sexo e nada mais.
“No mais, estou indo embora”
Assim encerra-se a canção. É a despedida de Zé Ramalho, mostrando que a fuga é o melhor caminho e uma decisão madura. Ele muda de cidade e nunca mais a vê. Sofreu por meses, enquanto compôs a música.
Toda essa explicação foi dada pelo próprio Zé Ramalho.

segunda-feira, 30 de março de 2015

saberladino: RODOVIÁRIA DE MOGI MIRIM - ANTIGA - CHEIA DE HISTÓ...

saberladino: RODOVIÁRIA DE MOGI MIRIM - ANTIGA - CHEIA DE HISTÓ...: Odinovaldo Dino Bueno  compartilhou a  foto  de  Simão H Bottesi . 23 de janeiro às 10:48  ·  Editado  ·  VELHA ROD...

XADREZ e outras curiosidades: saberladino: ONTEM - DIA 30 DE JULHO - NOSSO BOM D...

XADREZ e outras curiosidades: saberladino: ONTEM - DIA 30 DE JULHO - NOSSO BOM D...: saberladino: ONTEM - DIA 30 DE JULHO - NOSSO BOM DIA, MESMO, FO... : Ficamos imensamente lisonjeados quando foram saber o que significava sa...

KRUGER - SEU BLOG E OS MELHORES BLOGS DE XADREZ E O xadrezdinobueno.blogspot.com em destaaue... clique e constate...

Os Melhores Blogs!!!

Problema Do dia!

saberladino: DOMÉSTICA DANDO INFORMAÇÕES DAS COISAS DO PATRÃO.....

saberladino: DOMÉSTICA DANDO INFORMAÇÕES DAS COISAS DO PATRÃO.....: (a pérola nos foi enviada pela atenta Alecsandra R.Zambon ) Hoje de manhã eu fui à feira. Antes de sair, meu patrão me pediu pa...

domingo, 29 de março de 2015

sábado, 28 de março de 2015

saberladino: OS 98 ERROS MAIS COMUNS DA LÍNGUA PORTUGUESA... ...

saberladino: OS 98 ERROS MAIS COMUNS DA LÍNGUA PORTUGUESA... ...: Os 98 erros mais comuns da língua portuguesa 04/08/2010 14:11 |  21169 bytes  | Autor:  João M  | Arquivado em:  Textos  | Tags:  gra...

Xadrez (do meu jeito!): A lenda de Sissa (divulgue esta admirável arte de pensar...)

Xadrez (do meu jeito!): A lenda de Sissa: Certa vez um sultão que vivia extremamente aborrecido ordenou que se organizasse um concurso, em que seus súditos apresentariam inventos...

Raquel Bataglia Dovigo até Maria Helena Coppo e demais pessoas pensadoras: ÓTIMA REFLEXÃO... texto de Adélia Prado...

Amei por isso levei Maria HelenaCoppo. Bjs
Todos vamos envelhecer... Querendo ou não, iremos todos envelhecer. As pernas irão pesar, a coluna doer, o colesterol aumentar. A imagem no espelho irá se alterar gradativamente e perderemos estatura, lábios e cabelos. A boa notícia é que a alma pode permanecer com o humor dos dez, o viço dos vinte e o erotismo dos trinta anos. O segredo não é reformar por fora. É, acima de tudo, renovar a mobília interior: tirar o pó, dar brilho, trocar o estofado, abrir as janelas, arejar o ambiente. Porque o tempo, invariavelmente, irá corroer o exterior. E, quando ocorrer, o alicerce precisa estar forte para suportar. Erótica é a alma que se diverte, que se perdoa, que ri de si mesma e faz as pazes com sua história. Que usa a espontaneidade pra ser sensual, que se despe de preconceitos, intolerâncias, desafetos. Erótica é a alma que aceita a passagem do tempo com leveza e conserva o bom humor apesar dos vincos em torno dos olhos e o código de barras acima dos lábios. Erótica é a alma que não esconde seus defeitos, que não se culpa pela passagem do tempo. Erótica é a alma que aceita suas dores, atravessa seu deserto e ama sem pudores. Aprenda: bisturi algum vai dar conta do buraco de uma alma negligenciada anos a fio.
Texto do livro "Erótica é a Alma". Adélia Prado

sexta-feira, 27 de março de 2015

saberladino: OS 98 ERROS MAIS COMUNS DA LÍNGUA PORTUGUESA... ...

saberladino: OS 98 ERROS MAIS COMUNS DA LÍNGUA PORTUGUESA... ...: Os 98 erros mais comuns da língua portuguesa 04/08/2010 14:11 |  21169 bytes  | Autor:  João M  | Arquivado em:  Textos  | Tags:  gra...

NOSSO SABERLADINO: Xadrez (do meu jeito!): A lenda de Sissa

NOSSO SABERLADINO: Xadrez (do meu jeito!): A lenda de Sissa: Xadrez (do meu jeito!): A lenda de Sissa : Certa vez um sultão que vivia extremamente aborrecido ordenou que se organizasse um concurso, em ...

quinta-feira, 26 de março de 2015

saberladino: DESJUDICIALIZAÇÃO DA USUCAPIÃO QUANDO À CHEGADA DO...

saberladino: DESJUDICIALIZAÇÃO DA USUCAPIÃO QUANDO À CHEGADA DO...: A chegada iminente do Novo Código de Processo Civil vem sendo recebida com festejos por todos os operadores do Direito. Afinal, já é hora ...

NOSSO BOM DIA - DA POUSADA BRACUHY E OUTRAS BELAS PAISAGENS REPORTADAS POR AQUI, COM SUA VISITA, FICANDO NA HISTÓRIA...


    Feed de Notícias

    Você atualizou sua foto da capa.
    9 h · 
    Boa noite a todos que por aqui, nesta agradável quarta-feira, dia 25, deu-nos a alegria da visita. Uns deixando palavras ilustrativas às postagens e outros, simplesmente, registrando a amável passagem. Mas mesmo àqueles que só passam e, depois, quando nos encontram, falam do que aqui viram,com certeza, já trazem, também, o bom incentivo.
    O importante é estarmos sendo vistos e provocando a arte de pensar com aquilo que vamos inserindo e, às vezes, com as observações das sapientes mentes que nos horam com a visita.
    A todos oceis, de coração, nosso boa noite... e até o amanhecer da aguardada quinta-feira, dia 26 de março...
    21 h · 
    Fomos muito bem recebidos nesta POUSADA - do casal de enxadristas - família Zabojnik - que nos deu - com a gerente Beth e o chef da saborosa cozinha - Geninho Rosa e toda equipe - tratamento inesquecível...
    Psiu -só passando por lá e aproveitando as belezas do Espaço e seus ornamentos naturais... (clique e veja mais fotos nas inserções anteriores...)
    Bom dia, mas bom dia, mesmo...
    Quarta-feira,que amanhece linda pelos lados de Mogi Mirim, céu azul e o sol nos dando seus quentes raios...
    A todos que sempre nos dão alegria e o incentivo nesses bons dias que por aqui passamos, sempre imaginando em postar bons pensamentos, acompanhados de fatos e fotos; tocando em frente...
    Inspirado num momento às belas curvas da serra de Petrópolis, numa brincadeira em família, seguindo numa pista movimentada: "O SUCESSO DA BOA PODA (trânsito) SERÁ A CHEGADA, COMO FRUTO, NO DESTINO IMAGINADO, SOSSEGADO!"
    A todos que a estrada vão pegar, aconselho PODA SAPIENTE e, de coração, BOM DIA A TODA QUERIDA GENTE... Tocando em frente... sempre!

    Feed de Notícias

    Momentos que recebíamos um livro relíquia do filho do autor Luiz Rosa, história e Gipóia-estórias, das mãos do exímio chef Geninho Rosa, da cozinha famosa da bela Pousada Bracuí, Angra dos Reis...
    Você foi marcado em um vídeo.
    Amo muito tudo isso!!!
    255 visualizações
    Boa noite - com imensa alegria - chegando por aqui - agradecendo as mentes sapientes que nestes dias que estivemos um pouco mais ausentes, continuaram a nos oferecerem um amável incentivo,quando por aqui postamos algumas imagens por onde íamos passando. Compromisso que iremos, com imenso prazer,selecionar alguns outras fotos das belezas naturais da região da mata de Minas, descendo por Petrópolis, a cidade imperial; e, depois, Rio e a descida pela BR 101, Angra, Paraty e norte do Estado de S.Paulo, onde encontramos o centro de Ubatuba à distância de 50 km da divisa e, depois, o cartão postal -Caraguatatuba - ficando 105 km da divisa do Estado do Rio, onde subimos pela nova Tamoios... tocando em frente...
    Boa noite,,,e até o prazeroso amanhecer da quarta-feira, dia 25 de março...