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domingo, 2 de outubro de 2011

ENXADRISTA - NA SUA MAIORIA - CONHECE ESSAS PARTIDAS... VEJA, REPRODUZA E DIVULGUE...

Xadrez: 08. Partidas

1. MATE DO LOUCO
1.

f3

e5
2.

g4

Este mate é conhecido por este nome, porque somente um louco jogaria sem proteger o próprio rei.








As pretas jogam e dão mate em um lance.
2. MATE DO PASTOR
1.
e4 e5
2.
Bc4Bc5
3.
Dh5Cf6
4.
Conta uma lenda que um rei passeava por seu reino, quando viu embaixo de uma árvore um pastor de ovelhas estudando xadrez. Intrigado o rei se aproximou, convidou-o para uma partida e levou este mate.








As brancas jogam e dão mate em um lance.

3. MATE DE LEGAL
1.e4 e5
2.Cf3 d6
3.Bc4 Bg4
4.Cc3g6
5.Cxe5Bxd1
6.Bxf7+Re7
7.
Esta partida foi jogada em Paris por De Kermur, Sire de Legal, em 1750. Saint-Brie, seu adversário, não protegeu a casa f7.








As brancas jogam e dão mate em um lance.

4. MATE DA ÓPERA
1.e4 e5
2.Cf3 d6
3.d4Bg4
4.dxe5Bxf3
5.Dxf3dxe5
6.Bc4Cf6
7.Db3De7
8.Cc3c6
9.Bg5b5
10.Cxb5cxb5
11.Bxb5Cbd7
12.0-0-0Td8
13.Txd7Txd7
14.Td1De6
15.Bxd7Cxd7
16.Db8Cxb8
17.
Em 1858, Paul Morphy, advogado americano, venceu esta belíssima partida no Teatro da Ópera de Paris. Seus adversários eram o Duque de Brunswick e o Conde de Isouard, que jogavam com as pretas.








As brancas jogam e dão mate em um lance.

5. MATE IMORTAL
1.e4 e5

Esta célebre partida, conhecida como A imortal, foi ganha por Anderssen, em Londres, em 1851, contra Kieseritzky. O alemão Anderssen foi professor de matemática e um dos mais brilhantes enxadristas do século XIX.

2.f4exf4
3.Bc4Dh4+
4.Rf1b5
5.Bxb5Cf6
6.Cf3Dh6
7.d3Ch5
8.Ch4Dg5
9.Cf5c6
10.Tg1cxb5
11.g4Cf6
12.h4Dg6
13.h5Dg5
14.Df3Cg8
15.Bxf4Df6
16.Cc3Bc5
17.Cd5Dxb2
18.Bd6Dxa1+
19.Re2Bxg1
20.e5Ca6
21.Cxg7+Rd8
22.Df6+Cxf6
23.








As brancas jogam e dão mate em um lance.

6. MATE DA SEMPREVIVA
1.e4 e5Esta fantática partida de Anderssen contra Dufresne foi jogada em Berlim em 1853. Ela é uma jóia do xadrez e se perpetuou através dos tempos sob o nome de Partida Sempreviva.
2.Cf3Cc6
3.Bc4Bc5
4.b4Bxb4
5.c3Ba5
6.d4exd4
7.0-0d3
8.Db3Df6
9.e5Dg6
10.Te1Cge7
11.Ba3b5
12.Dxb5Tb8
13.Da4Bb6
14.Cbd2Bb7
15.Ce4Df5
16.Bxd3Dh5
17.Cf6gxf6
18.exf6Tg8
19.Tad1Dxf3
20.Txe7+Cxe7
21.Dxd7+Rxd7
22.Bf5+Re8
23.








As brancas jogam e dão mate em 2 lances.

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