quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO: DESTINO NOBRE E SUSTENTÁVEL... (sapiente exposição pelo laureado ambientalista - Ulisses Girardi)

Obrigado à Revista LAS - LOS pela reportagem: Destino Nobre e Sustentável para o "lixo" orgânico doméstico. Acredito que essa divulgação trará uma nova visão referente ao destino dos resíduos que produzimos todos os dias. Para melhor leitura reproduzimos o texto nos comentários.
  • Ulisses Girardi Compostagem: Destino Nobre e Sustentável para o “lixo” orgânico doméstico.
    Não há a menor dúvida de que o lixo urbano doméstico é um problema global, dar uma destinação adequada e sustentável é um dever das autoridades federais, estaduais e municipais, do executivo, legislativo e judiciário e com envolvimento da população, pois o destino inadequado coloca em risco a saúde da população e do meio ambiente. 
    Como ambientalista e profissional na atividade de reciclagem - compostagem e com a minha experiência ao longo dos anos, faço algumas considerações entendendo que “lixo” não existe, o que existe são matérias-primas mal aproveitadas.
    Dentro deste contexto gostaria de apresentar uma solução adequada definitiva e sustentável para o lixo orgânico doméstico, a compostagem.

    Não vou me aprofundar nesse assunto, mas sua definição é transformar a matéria orgânica em adubo orgânico de qualidade. Hoje existem técnicas inovadoras que transformam resíduos orgânicos em um produto rico em substâncias húmicas e nutrientes, que recuperam solos degradados, melhorando suas estruturas físicas, químicas e biológicas e fornece nutrientes para as plantas, aumentando a produtividade, a oferta de alimentos e diminuindo a pressão sobre o desmatamento.
    Dar outro destino ao lixo orgânico doméstico e não transformá-lo em fertilizante é um retrocesso da agenda socioambiental nacional. Se existe uma solução adequada, sustentável e definitiva por que não colocá-la em prática? A quem interessa que o lixo continue sendo lixo? Por que não fazer o que tem que ser feito?
    São inúmeros os benefícios da compostagem, mas precisa de vontade política para por em prática a coleta seletiva do lixo doméstico, que pode ser feita com a mão de obra de catadores e executada através de cooperativas.
    Essa prática é limpa e gera centenas de empregos dentro da formalidade, beneficiando famílias dos mais carentes.
    Se todo o lixo orgânico doméstico fosse compostado, poderiam ser criadas centenas de usinas, que além dos benefícios do fertilizante orgânico, estariam criando centenas de empregos diretos e indiretos. 
    É um absurdo pensar que no Brasil estamos procurando alternativas para o destino do lixo orgânico doméstico. A compostagem é a solução adequada, sustentável e definitiva, que traz inúmeros benefícios ambientais e sociais. 
    Se nada for feito não é por falta de tecnologia ou conhecimento, mas por falta de vontade política ou outros interesses.
    O lixo é uma riqueza pública, explorá-lo com inteligência e respeito à vida e ao meio ambiente é dever de todos.
    No século XVII Antoine Laurent de Lavoisier, dizia: “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário