terça-feira, 20 de maio de 2014

CARAGUA - CIDADE QUE VALORIZA O IDOSO, COM MUITO ORGULHO DE LÁ SOU MUNÍCIPE CONTRIBUINTE E POR VÁRIAS VEZES, ENXADRISTICAMENTE, SUAS CORES DEFENDI, RETRIBUIÇÃO SEMPRE RECEBI... Clique e veja o que outros municípios poderiam copiar...

Foto: Luis Gava/PMC
 Governo de Caraguá presta contas aos idosos do município

Nesta segunda-feira (19/05/2014), mais de duzentos idosos de diversas associações de Caraguá participaram de reunião convocada pelo Governo Municipal para discutir as políticas sociais voltadas a este público.
O encontro foi no prédio do Centro de Referência da Melhor Idade (CREMI) e contou com a presença do prefeito Antonio Carlos, que convidou as entidades presentes a apresentarem propostas conjuntas que contribuam para melhorar o cotidiano do idoso em Caraguá. “Sinto que podemos ter maior integração entre as associações para repassarmos recursos centralizados e, assim, fortalecer e tornar Caraguá a cidade amiga do idoso, um grande sonho meu. Precisamos de uma comissão que possa discutir com a gente”, disse.
O prefeito também falou sobre a importância do repasse de 25% do faturamento da Zona Azul ao Governo Municipal que é 100% destinado ao Fundo Municipal do Idoso e convidou todas as associações presentes a produzirem um documento formal com as principais reivindicações de cada grupo. Estes documentos devem ser entregues diretamente à secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba.
O vice-prefeito Antonio Carlos Junior, que assumiu a reunião depois que o prefeito precisou se ausentar, falou sobre a importância do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), que encontra-se em construção no bairro Jardim Jaqueira. “Esta obra proporcionará um novo espaço de convivência e irá oferecer serviços diferenciados e de qualidade”, disse Junior.

Prestação de Contas
Ivy expôs durante o encontro os principais projetos e conquistas da secretaria. Entre eles estão a concessão de tecnologia assistiva e a credencial às pessoas com deficiência para isenção de pagamentos no transporte público, que dá o direito ao acompanhante, caso este se faça necessário.
A secretária destacou também serviços e programas como o Caraguá Acessível, que, entre as ações, têm projetos de adequação de calçadas em Caraguá, conforme a Lei 2074/13 e o Selo Empresa Inclusiva que vai premiar empresas que realizarem as adequações necessárias à acessibilidade e empregabilidade de pessoas com deficiência.
Projetos como a Praia Acessível; Praça Sensorial; Academia da Terceira Idade; Academia Inclusiva (Projetada para cadeirantes) e a Praça do Idoso, com o objetivo de prevenção a quedas também foram citados.
O Programa Caraguá Cidade Amiga do Idoso, um dos principais destaques do evento, desenvolve uma pesquisa com os idosos, por meio de bate-papos programados até o final de junho. O objetivo é levantar propostas para a melhoria da qualidade de vida do idoso no município.

Data e local dos encontros:
20/05 - EMEF Profª Maria Tereza de Souza Castro - Jetuba - 10h
22/05 - EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira - Jd. Gaivotas - 10h
27/05 - EMEI/EMEF Pedro João Oliveira - Tabatinga - 10h
30/05 - Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) - 14h
03/06 - UBS Perequê-Mirim - 9h
06/06- Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Sul - 9h
17/06 - Núcleo de Atendimento Social do Morro do Algodão - 9h
24/06 - Secretaria Municipal de Educação - Indaiá - 9h
                                             



                                                Secretaria de Comunicação Social – 19/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário