sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Crise no mundo árabe

Kadafi prepara tropas para batalha estratégica por Trípoli

Ditador líbio concentra suas forças para a luta pelo domínio na capital do país

Manifestantes em tanque de guerra na cidade de Benghazi, na Líbia

Manifestantes em tanque de guerra na cidade de Benghazi, na Líbia. Oposição se prepara para avançar sobre a capital Trípoli. (Gianluigi Guercia/AFP)

"Não podemos mais recuar. Mesmo se todos morrermos, pelo menos nossos filhos não terão que viver com ele", disse um dos opositores sobre o tirano Kadafi

O ditador líbio Muammar Kadafi acumula tropas na capital do país, Trípoli. Entricheirado na cidade, Kadafi espera que os grupos de oposição iniciem já nesta sexta-feira a batalha pelo domínio da capital, cuja perda pode significar a derrocada do regime do coronel, em vigor desde 1969.

A comunidade internacional aguarda com apreensão os próximos passos da crise institucional na qual a Líbia mergulhou há duas semanas. A exemplo do que ocorreu no Egito, os manifestantes líbios preparam um grande protesto nesta sexta-feira em Trípoli para pedir a saída do ditador do poder. Nesta quinta-feira, tropas do governo e mercenários atacaram com crueldade Zauiya, cidade distante 92 km da capital. De acordo com informações da rede de televisão Al Jazeera, rajadas de metralhadoras e granadas foram disparadas diretamente contra a população - há relatos preliminares de cerca de 100 mortos no ataque. O receio é que o enfrentamento em Zauiya seja um prenúncio até menos sangrento do que pode ser a batalha por Trípoli

Emparedado - Um dia depois de perder o controle da região leste da Líbia, o ditador Muamar Kadafi viu ser tomado também o lado oeste do país. Milícias contrárias ao governo dominaram a cidade de Zuara, 120 quilômetros a oeste da capital Trípoli, afirmaram nesta quinta-feira trabalhadores egípcios que cruzaram a fronteira da Tunísia. Acredita-se que um terço da parte oriental do país esteja sob o domínio dos revoltosos, incluindo Benghazi, a segunda maior cidade do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário