NOSSOS AGRADECIMENTOS AO MESTRE EM HÉRNIA DE HIATO E VESÍCULA...
Acompanhando um ente querido até o centro cirúrgico de Mogi Mirim, tive que me informar sobre HÉRNIA DE HIATO e DOENÇAS QUE AFETAM A VESÍCULA. Já que a cirurgia iria ser efetuada abrangendo a vesícula e hérnia de hiato.
Obs. hoje - dia 5 de janeiro de 2011 - constamos que o melhor médico da região nessa cirurgia esta em Mogi Mirim - seu nome: Dr. Daniel Callás - ama o que faz...excelente especialista, que deve ser um orgulho para seus colegas...
Hérnia de hiato
A hérnia de hiato caracteriza-se por uma fraqueza do músculo diafragma. Este músculo divide o abdómen do tórax, e é por um espaço neste músculo, conhecido por hiato esofágico, que o esófago penetra na cavidade abdominal. Devido ao alargamento deste espaço, uma parte do estômago desliza em direcção ao tórax, o que se denomina hérnia de hiato.
O maior inconveniente que a hérnia de hiato traz aos pacientes é a sua relação com o refluxo gastroesofágico. O refluxo se caracteriza pelo retorno do conteúdo do estômago (suco gástrico e alimentos) para o esófago. Como a mucosa (revestimento interno) do esófago não está preparada para receber este tipo de conteúdo, já que este é muito ácido, ocorre uma inflamação do esófago, conhecida como esofagite.
O tratamento da hérnia de hiato pode ser clínico ou cirúrgico, na dependência do tamanho da hérnia de hiato e da intensidade do refluxo gastroesofágico.
Doença da vesícula biliar
Nomes alternativos:
doença biliar, ataque da vesícula biliar
Definição:
Inflamação, infecção, formação de cálculos ou obstrução da vesícula biliar.
Causas, incidência e fatores de risco:
A vesícula biliar é uma bolsa localizada sob o fígado. Ela armazena e concentra a bile produzida no fígado. A bile é liberada pela vesícula biliar em resposta aos alimentos, especialmente às gorduras, na parte superior do intestino delgado (duodeno). As doenças que retardam ou obstruem o fluxo de bile para fora da vesícula biliar resultam na doença da vesícula biliar.
As doenças da vesícula biliar incluem:
- colecistite
- colelitíase (cálculos biliares)
- coledocolitíase (cálculos no ducto biliar)
- colangite esclerosante
- colangite aguda
- colangiocarcinoma
- estenose biliar
- disfunção do esfíncter de Oddi
QUE ÓTIMA POSTAGEM SR DINO!
ResponderExcluirAMEI LER E VER AS FIGURAS ILUSTRATIVAS EXPLICANDO DIREITINHO TUDO E COMO FUNCIONA A NOSSA VESÍCULA!
EU ME INTERESSEI, POIS A MINHA FOI EXTRAÍDA HÁ MUITO TEMPO,POIS FOI DEPOIS DE 2 MESES QUE NASCEU MEU PRIMEIRO FILHO, FAZ 39 ANOS E EU ERA ADOLESCENTE AINDA!!!
NAQUELE TEMPO EU FUI ASSISTIDA POR EXCELENTE MÉDICO, DO CONTRÁRIO TERIA MORRIDO!
A GRAVIDEZ FEZ O CÁLCULO(ERA UM DO TAMANHO DE UMA AZEITONA CHILENA,RSRS) SE MOVER E INFLAMOU DEMAIS E FUI SUBMETIDA À REMOÇÃO DA MESMA!
HOJE POSSO DIZER QUE SOU UMA "IDOSA" REJUVENESCIDA, RSRS, POIS EM MEU TEMPO ERA CONSIDERADO DOENÇAS DE IDOSOS, PORTANTO EU JÁ NÃO CORRO O RISCO DE TER ESSA DOENÇA, RSRS!!!
ALIÁS, VELHICE SÓ É RUIM COM DOENÇAS E EU SOU MUITÍSSIMO SAUDÁVEL, SENDO ASSIM NEM SEQUER ENVELHEÇO, RSRS!!!
MAIS UMA VEZ, OBRIGADA POR ESSA MUITO INSTRUTIVA POSTAGEM!!! IVONE.