quinta-feira, 31 de março de 2011

CRÔNICA DA MOGIMIRIANA NA ÁUSTRIA: SAUDADES DAS COISAS DA SUA QUERIDA CIDADE...


Rosangela Scheithauer-Diogo Bueno
Rosangela Scheithauer-Diogo Bueno28 March 2011 at 21:31
Assunto: Mais uma cronica ...
Caiu a força...
(Rosângela Scheithauer)



Não sei se em todo o Brasil é assim, mas lá na cidade onde nasci, quando ficávamos sem energia elétrica dizíamos: caiu a força!

Aqui na Áustria isso raramente acontece. Outro dia, porém, alguma coisa extraordinária deve ter acontecido na rua onde moro causando a falta de energia elétrica por quase duas horas.

Nada a fazer, comecei a pensar no quanto nos habituamos e somos praticamente dependentes dos aparelhos domésticos elétricos, máquinas, computadores e afins.

Já estava consciente de não poder usar o computador, nem o ferro de passar roupa, ouvir um CD e muito menos colocar a roupa na máquina de lavar. Não pensara na quantidade de coisas impossíveis de serem feitas devido ao „blackout“.

Tomar um cafézinho?: a cafeteira é elétrica!

Secar os cabelos, passar aspirador de pó na casa, descongelar a carne para o jantar ou esquentar o leite (até o meu fogão é elétrico!). Microondas? esquece!

Lembrei-me do fogão de lenha da Dona Natália Duvigo, já falecida, de quem guardo belas e inesquecíveis recordações da infância. Ela se recusava a usar outro fogão, pois dizia „essas coisas novas não trabalham direito!“ Gente, e como era gostosa a comida preparada alí!

Quando me mudei para este apartamento, escolhi uma cozinha funcional. Investí muito em aparelhos elétricos e outras excentricidades, para nao dizer "modernidades" . Para que? Sem energia elétrica a „funcionalidade“ da caríssima cozinha é igual a zero.

Lembrei-me também do abridor de latas da mamãe, parece uma chave de metal com uma pontinha para encaixe na lata. Ah, que saudade! O meu é elétrico, portanto, nem a lata de tomates, planejada para o espagueti, poderia utilizar. Na próxima vez que for ao Brasil preciso me lembrar de trazer um abridor „normal“.

Envolvida em pensamentos fui à cozinha querendo tomar suco de laranjas. Inconscientemente cortei três frutas ao meio e pressionei-as contra o espremedor. Nada aconteceu! Claro, o espremedor também é elétrico. Cadê aquele outro, de plástico, bem baratinho, comprado no Brasil numa daquelas lojas de R$1,99? Devo ter me desfeito dele por achar maior praticidade no elétrico. Acabei optando por um copo de água com um pouquinho de açúcar, a antiga fórmula de calmante usada por minha avó. Funcionou! Como, aliás, tudo antigo parece funcionar melhor.

Mamãe, me mande um abridor de latas, por favor! E um espremedorzinho de plástico também!!!!

………………………




Abracao pra voces todos aí.

Rosangela
  • Maria Cecília Ribeiro Marcondes Vc me fez lembrar coisas: "caiu a força", fogão a lenha de minha avó e as coisas boas que saiam dele.. Fez-me lembrar também de situações mais atuais, quando a energia se vai e deixa-nos, muitas vezes, sozinhos com a gente mesmo. O que não deixa de ser gostoso, se pudermos ser

1 comentários:

Rosangela Scheithauer disse...

Maria Cecilia, fico muito feliz quando as pessoas se identificam com as coisinhas que escrevo. Muito obrigada.
Abracao mogimiriano!

Rosangela

  • Rosangela Scheithauer-Diogo Bueno Eeeeeee tempo "bao" aqueles dos anos 70 hein?? Aqueles bailinhos lá no Gremio Mogimiriano....!! os sorvetes no Genaro... muito bom mesmo. Guardo tudo com muito carinho na memória.
    há 18 horas ·
  • Maria Cecília Ribeiro Marcondes Eu mesma, querida!! Também saí de Mogi há muito tempo, rodei o Brasil e estou agora entre Campinas/Curitiba... mais Curitiba, onde trabalha meu marido. Mogi é uma cidade que carrego no coração por onde vou... Terra natal, carinhosas e amorosas lembranças da família, de grandes amigos! Fico feliz por saber que está bem. Vamos nos falando... E que a vida lhe sorria sempre! Grande bjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário