sábado, 19 de novembro de 2011

BOLINHO DE ABÓBORA COM CARNE SECA: VEJA COMO FAZER A DELÍCIA...

Série comida de boteco: Bolinho de abóbora com carne seca

Esta receita é do Bar do Sacha, em São Paulo, e é simplesmente uma delícia! Veja como fazer.

Leia também:



Ingredientes:

Para a massa:
- 250g de abóbora
- 150 g de carne seca
- 1 colher de sopa cheia de manteiga
- 1/2 cebola picada
- 1 colher de chá de azeite
- 1 e 1/2 colher de sopa de purê de batata em pó
- 1 e 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
- Salsa, cebolinha e coentro a gosto

Para empanar:
- 2 ovos
- 1/2 copo de leite
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 3 xícaras de farinha de rosca

Modo de fazer:

- Comece cozinhando a carne seca. O ideal é deixá-la de molho em água de um dia para o outro ou por várias horas, trocando a água de vez em quando, por duas ou três vezes no total. Depois, escorra a água, coloque a carne na panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 20 a 30 minutos. Escorra a água novamente. Desfie a carne.

- Refogue a cebola e manteiga em uma frigideira. Junte a carne seca e os temperos (salsa, cebolinha e coentro).



Fotos: Viridiana Brandão

- Adicione a abóbora, já cozida e amassada, como um purê, e misture bem, para formar uma massa homogênea com todos os ingredientes.

- Após mexer bem, reserve a massa e deixe esfriar.

- Coloque por cima da massa os ingredientes restantes, nesta ordem: azeite, ovo, farinha de trigo e purê de batata em pó para finalizar. Misture tudo com uma colher.

- Para fazer os bolinhos, você deve enrolar a massa com a ajuda de duas colheres, como na imagem acima. Coloque uma porção equivalente a uma colher de sopa cheia, e vá girando esta porção com a outra colher até formar uma massa como a do formato abaixo.

- Depois de prontos, os bolinhos devem ser congelados, pois é preciso que estejam bem durinhos e firmes para empanar. Deixe-os no congelador de um dia para o outro em uma bandeja ou travessa.

O bolinho sendo empanado na farinha de trigo, na mistura de leite e ovos e na farinha de rosca.

- Quando for fritá-los, retire os bolinhos do congelador e prepare os ingredientes para empanar os bolinhos. Você vai precisar de três travessas: uma para a farinha de trigo, uma para os ovos e o leite e uma para a farinha de rosca.

- A ordem para empanar deve ser a seguinte: primeiro, passe os bolinhos na farinha de trigo. Depois, passe-os pela mistura de ovos e leite (segundo o chef, o leite serve para deixar os bolinhos mais macios e com a casquinha menos dura). Finalmente, termine de empanar passando-os na farinha de rosca.

- O próximo passo é fritar, com o óleo em temperatura média. Observe quando os bolinhos emergirem do óleo e estiverem com aspecto douradinho e então retire.

O chef Heleno e Sacha com os deliciosos bolinhos prontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário