sábado, 19 de novembro de 2011

XADREZ - A MINEIRA FERNANDA RODRIGUES - de 14 anos - VERDADEIRA CAMPEÃ...

Xadrez.Começo no esporte veio por acaso, quando pai lhe deu tabuleiro de presente
Jovem atleta mineira parte para seu quarto Campeonato Mundial
Fernanda Rodrigues acumula títulos dentro e fora do Brasil, além de elogios de mestres
Publicado no Jornal OTEMPO em 15/11/2011
FOTO: JOÃO GODINHO
Perseverança. Fernanda Rodrigues busca apoio para dar sequência à sua vitoriosa carreira

Quinze títulos brasileiros, nove vezes campeã mineira bicampeã sul-americana, cinco participações em Pan-Americanos e rumo à sua quarta participação no Mundial. Muitos podem pensar que se trata de uma atleta adulta e com muitos anos de disputa. No entanto, quando se percebe que a enxadrista Fernanda Rodrigues ainda participa de competições escolares é que fica constatado que se trata de uma adolescente, de apenas 14 anos.


"A cada partida, a cada torneio, ganho muita experiência, mesmo nas derrotas", lembra a garota.


Fernanda começou a praticar o xadrez, por acaso, com apenas 5 anos. Hoje, já acumula vários títulos e presenças em competições internacionais, além de elogios de grandes mestres da modalidade.


No Brasileiro deste ano, para jovens de até 16 anos, mais um título, que a garantiu no Pan do ano que vem e também no Mundial, que será disputado a partir do dia 17 deste mês, em Caldas Novas (GO). As participações no maior torneio internacional aconteceram em 2005, 2007 e 2009. Fernanda teve a oportunidade de conhecer lendas do xadrez, como os atletas russos Anatoly Karpov, Aleksander Goloschapov e Arthur Yussupov.


Um dos grandes objetivos é disputar as Olimpíadas da modalidade, no ano que vem, em Istambul, na Turquia. Na disputa contra mestres profissionais, ela está em sétimo lugar na seleção que classifica cinco competidores. Das seis etapas que aconteceram, ela participou de apenas quatro, mostrando um ótimo aproveitamento.


Para cada jogador, um estilo. "Não tenho medo de arriscar, mesmo em situações onde tenho poucas chances", assume.


Amadurecimento. Entre os brasileiros, jogadores de São Paulo e do Sul são indicados como os mais fortes na modalidade. Para um bom desempenho no xadrez, três passos são fundamentais: abertura do jogo, meio e fim. "Quando comecei, não me preocupava tanto com a abertura, e, sim, com o meio. Com o passar dos anos, vi que o equilíbrio entre esses três momentos era fundamental para um bom desempenho", indica. Para o sucesso, ela ainda aconselha disciplina, concentração, treino e estudo.


Fernanda mostra ser uma garota disciplinada e tranquila, de boa formação e caráter bem-moldado. Para descontrair nas viagens, a futura aluna de relações internacionais se distrai com o violão e o teclado. Na escola, as notas são boas, muito em função da concentração e da disciplina que o jogo proporciona. Só não fale com ela sobre "aquele jogo que parece com dama". "Não tem nada a ver um jogo com o outro", esclarece.


Fernanda comemora o desenvolvimento pessoal e também do próprio esporte, que vem ganhando adeptos de qualidade e que ajudam a elevar o nível técnico das competições.


Mesmo com as diversas conquistas, ela garante que seu caminho está apenas no começo.

Solidariedade

Ajuda. Mostrando ser mais que uma boa esportista, Fernanda procura ajudar pessoas por meio do xadrez. Em suas últimas férias, ao lado da família, ela foi até o Vale do Jequitinhonha. Fernanda deu aulas diárias, durante uma semana, para várias crianças, que ficaram agradecidas pela oportunidade. Cinco dos alunos mostraram potencial e têm hoje no xadrez uma forma de motivação em busca de uma melhor condição de vida.

Revista para recursos

As aulas com o atual professor tiveram que sofrer reduções em função dos altos gastos. Pensando nisso, foi elaborado um projeto de publicação de uma revista com histórias e dicas da atleta mineira, acompanhada por um CD com aulas da enxadrista.


A publicação ainda depende de investidores. Não é todo dia que se podem ter dicas tão fáceis de uma especialista. (DO)

Comentários
18/11/2011 - 23h44
walter raymundo de amorim
belo horizonte-mg

Parabéms Fernanda, voce é um exemplo para muitos jovens, de nosso país! sucessos em sua carreira. Walter Amorim/Bhte

Nenhum comentário:

Postar um comentário