segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A MOGIRIMIRIANA - QUE MORA NA ÁUSTRIA - SUA ARTE E SUA HISTÓRIA...

10 de Novembro
  • Uma pequena contribuicao - espero que goste....



    SOBRE MIM E MINHA ARTE
    (Rosangela Scheithauer)

    Se me perguntarem o que me levou a pintar eu diria que a pintura foi a exteriorização de uma necessidade interna muito intensa. Minhas obras permaneceram hibernando, em estado de latência, desde a minha pré-adolescência, quando rabiscava e desenhava a borda de todos os meus cadernos escolares. Terminei os estudos, fui morar no exterior, segui outra profissão, constitui minha família, mas freqüentemente dizia ( e sempre pensava ) : " Um dia vou fazer alguma coisa ligada às artes". Felizmente esse dia chegou, na maturidade, quando estava morando em Milao (Italia) e no mesmo prédio onde eu morava havia uma Academia de Belas Artes. Tive a felicidade e sorte de ter um professor (que eu carinhosamente chamava de „Maestro“) que me ensinou muitas coisas e foi a pessoa que mais me incentivou e encorajou. Ele já faleceu, mas suas palavras ainda ficaram marcadas em mim como se ele as estivesse dizendo hoje: „Nao pare de pintar. Voce tem o que poucas pessoas tem, que é talento“!
    Se me perguntarem qual o genero da minha pintura acho que nao me enquadro em nenhum genero especificamente. Comecei pelo figurativo, em óleo, retratando freqüentemente paisagens. Quando descobri a aquarela, gostei muito da técnica, mas ainda nao era o que eu gostava. Hoje, me aventuro pela técnica mista, com base na tinta acrílica e viajando pelo abstrato. Sou bem eclética. Adoro olhar para a tela em branco e pouco a pouco ir jogando as cores, fazendo movimentos, criando sem regras ou barreiras. Os abstratos me dao essa liberdade total de criar. Digo sempre que cada abstrato é um pedaco do meu coracao transportado para a tela.
    Objetivos? Só tenho o objetivo plástico, estético, ir criando e durante o processo poder sentir, gostar e ao término poder dizer: " Era exatamente isso que eu queria!" Claro que nem sempre o resultado final leva a essa satisfação, infelizmente, mas não me frustro porque "o fazer", esse sim é sempre muito gratificante.
    Gosto muito de expor e mostrar o meu trabalho – quanto mais, melhor. Acho que todo artista precisa gostar de expor. Em qualquer área da manifestação artística o trabalho só se justifica quando atinge o outro. Essa deve ser a expectativa do artista: tocar a sensibilidade do espectador. Se plasticamente agrada ou não, é outra estória, pois tem a ver com emoção, preferência pessoal, conhecimento técnico. Considero a exposição um ato ao mesmo tempo de coragem e de humildade. É como um despir-se ante o público.
    Projetos para o futuro? Sempre tenho projetos. Acho que quem não sabe aonde quer chegar, não chega a lugar algum. Por outro lado, projetos a longo prazo também não me agradam muito: prefiro pensá-los a médio ou curto prazo. A verdade é que tenho um sonho: uma Galeria de Artes, aberta, moderna, com oficinas, demonstrações, exposições permanentes e itinerantes, um organismo vivo onde pudesse reunir pessoas interessadas em arte e cultura para estudo, papo, entretenimento e também comercialização das obras. Sonhar é válido e não paga imposto! (uma das poucas coisas que ainda é possível fazer sem pagar).

    A internet é o veículo da modernidade e tem me ajudado muito nesses últimos tempos. Não há como prescindir dela no mundo contemporâneo. É uma conquista poder ter uma divulgação das minhas obras permanentemente sem as barreiras de espaço físico ou de língua específica.

    Termino com uma

    DEFINICAO DA MINHA ARTE

    Minha arte nao é para todos
    e nem tem a intencao de se-lo.
    Arte é um produto muito subjetivo
    e eu penso que a maioria das pessoas
    compra uma peca de arte
    levando em conta primeiramente
    se ela combina com o seu sofá da sala
    e nao como ela lhe faz sentir.
    Acho que a arte deveria tocar bem dentro
    do coracao das pessoas.
    Uma pintura deveria fazer a pessoa parar,
    olhar profundamente,
    ficar bem em frente dela
    e observar todos os seus detalhes cuidadosamente.
    A minha arte deveria causar-lhe um certo impacto
    e fazer com que voce sentisse algo muito especial
    ou até mesmo se questionasse.
    Nao estou com isso dizendo que ela vai lhe causar isso tudo
    e se nao acontecer é porque provavelmente ela nao é a obra certa para voce.
    Mas uma coisa eu digo, se ela de alguma maneira mexer com voce
    aposto que vai ficar linda sobre o seu sofá da sala!
    …………………….

    p.s.: Vejam o meu novo vídeo artístico. Um abraco.
    Rosangela Scheithauer (Artista plástica residente em Viena – Áustria)


    http://www.youtube.com/watch?v=wECnLzH97Ag

Nenhum comentário:

Postar um comentário