sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O LIVRO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE MOGIMIRIANAS DAS DÉCADAS DO SÉCULOS PASSADO, TERÁ OUTRAS BELAS PÁGINAS: TRAGA A SUA...

   Com o sucesso da artista mogimiriana -  Rosângela Bueno Schanthauer - atravessando  mares - provocando saudades nos mogimirianos que estão noutros países -  nasceu a ideia da complementação do livro da AURORA DA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE QUERIDAS, VIVIDAS NA MOGI MIRIM DA ÚLTIMA MEDADE DO SÉCULO PASSADO, AQUELES QUE PRESENCIARAM GRANDES MUDANÇAS A ESTE MUNDO MARAVILHOSO: GAROTADA, QUE MUITO LUTOU,  VIU A REVOLUÇÃO MUSICAL, AS POLÍTICAS DA GUERRA FRIA, QUEDA DE MUROS E, HOJE,  SAPIENTE, ELES CURTEM A REVOLUÇÃO PELA INTERNET, A DA CRIATIVIDADE!
    Pensando nesta feliz iniciativa - que a Rosângela vem  captando no tradicional Bairro Santa Cruz e contando com os sapientes contemporâneos da artista, que vive atualmente na Áustria, mas que nunca esqueceu sua terrinha e sua infância saudosa na paróquia do antigo Padre Paiva, hoje, monsenhor; onde batizada foi, fez primeira comunhão e ia à missa, com toda a feliz família!  Iniciando  por esta premissa - que quem viveu àquela bela época aqui em Mogi Mirim - viu, participou e muito tem para recordar -  estamos a convocar alguns amigos que guardam detalhes da bela época; dividindo, por setores, seus jovens e suas histórias, onde, por iniciativa nossa, e do colegiado dos blogs (saberladino - insistanosonho.blogspot.com e xadrezdinobueno) a primeira convocação geral, com a seguinte distribuição dos sapientes captadores de dados históricos. 
     Do centro - sorveteria ponto de encontro - A DO GENÁRIO -  as histórias e os causos que marcaram os anos cinquenta, sessenta, setenta e até oitenta - começamos  pela sorveteria  
e, depois,  Bar Mirim, toca do Valério e etc;  convocamos, à feliz tarefa,  Carlos Roberto Botelho (excelente colaborador dos blogs - com suas mensagens que são apreciadas até além oceanos), Já à rua Padre Roque e adjacências, outro amigão do tempo do rádio - o incansável pesquisador  e ótimo patinador dos velhos tempos - Nelson Patelli Filho.  Das inesquecíveis brincadeiras gremistas dançantes e outras gama de informações, indicamos outra enciclopédia viva da história mogimiriana - o comunicativo amigo-jornalista - Mauro de Campos Adorno - o estimado Maurinho Adorno.
      Para historiar o belo ciclo religioso do sempre lembrado amigo Frei Luís - muito bem sucedido junto aos jovens mirantenses das décadas de sessenta e setenta do século passado - convocamos membros da numerosa e admirada família Lino - tal como a simpática Regina Lino - que imitando a pimentinha Elis - era um sucesso nos festivais da época. Outro que muito participou da juventude MIRANTENSE - craque do saudoso time paulistano - do técnico Zé Lorota - nosso amigo empresário - Ismael Rodrigues - o querido Zezé - braço direito do Frei Luís - na catequização dos jovens arredios à frequência da igreja. Zeze organizava a rádio paroquial - tocando e oferecendo as músicas das domingueiras dançantes para a garotada que estava nos bancos do jardim da Praça Itapira, na Padaria do Sr.David, no Bar do Geraldo Salvato, etc e tal. Quem não lembra dos saudosos dançadores de twistes e ie ie ie - Nene Cardoso - Dinho Mello - nas calçadas da praça; dos leilões do  veterinário Dito Marques, Renato Martins e Louro. Do bezerros, trazidos aos leilões pelos bravos lançadores - Biazotinho, Onophre Bueno e Waldemar Farelo - era a festa de São Sebastião e as famosas quermesses mirantenses - onde a turma da jovem guarda fazia tremendo sucesso - juntamente com os conjuntos mogimirianos The American Shadow ( dos amigos Junior Dota, Zezinho Posi e outros - com seu DIA CHUVA - QUE ELA NÃO VINHA...E CAVALINHO UM E DOIS) e The Blue Lions (dos amigos Carlos Missaglia, do baterista e radialista Boni, Moacyr Davoli - e outros saudosos amigos). Bom, agora, vamos convocar os representantes dos outros bairros...
     Tucura - de tradições futebolísticas e carnavalescas - juntamente com o Aterrado - do inesquecível Orozimbo Frigideira.  Do Tucura - vamos tomar a liberdade de convocar o vereador - e amigo radialista - José Fernandes Filho - uma enciclopédia escondida -  das histórias tucurenses - vizinho que fora do famoso Bar da Dilmira Parente e do restaurante do Zé Mandioca - contemporâneo dos craques Cabide - Nando - que começaram jogando no time de MARIANOS DO Sr. TOTÓ - onde o Zé carregava tudo, além da bíblia, o jogo de camisa e a bola,  do sempre lembrado seu Totó - que muito demoraram para a merecida homenagem:  dar uma praça o seu nome...
     No Aterrado - da frigideira - que no asfalto fritava quase todas as escolas dos outros bairros - só, às vezes, quem diminuía o fogo desta e a fritura ficava para o outro ano - eram os Zuavos do Tucura - do passista Zé Antônio - dos percussionistas Vévo - Padola - Bolacha e outros - sob o comando do carnavalesco Ademar Costa Bazani!   Mas - lá dos Acadêmicos - convocamos membros da família Janini - família que tem muita história p'ra deixar registrada em livro, somando mais belas páginas no livro da AURORA DA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE QUERIDAS DAS SAUDÁVEIS DÉCADAS DO SÉCULO PASSADO  - NA HISTÓRICA CIDADE DE MOGI MIRIM.
      Ah - quanto às vilas adjacentes aos famosos e tradicionais bairros - o colegiado ainda esta selecionando os convites e convocações aos enciclopédias destas...  São jovens que ajudaram a formar muita gente que ajuda fazer o sucesso brasileiro além oceano, em todos os campos!
      Realçamos - que os blogs - saberladino e insistanosonho.blogspot.com - não abrem mão da coordenação geral da coletânea destes fatos históricos para a realização DO GRANDE LIVRO dos dados supracitados, ideia que começou a crescer com as publicações nos blogs das bem sucedidas crônicas sobre a infância da artista mogimiriana. 
       Cada fato narrado, após conferido pelo colegiado - sob o comando da artista mogimiriana - que reside na Áustria - a Rosângela Bueno Schanthauer - será publicado num dos blogs - isto para melhor aferição, além do rigoroso colegiado da história da AURORA DA INFÂNCIA QUERIDA...  
      Vamos lá - lembrando sempre que nossos blogs são acompanhados, atentamente, por gente que sabe que: "COLETA A ÁGUA MAIS PURA QUEM  CHEGA À FONTE PRIMEIRO!"




(Psiu - outro recadinho - o qual postamos na nossa página no facebook - já neste ano...)



A vida tem que ser vivida e seus atos serem registrados, como muito orgulho, para que deixemos exemplos em cada página  para as gerações tomarem conhecimento. Devemos copiar as atitudes dos índios - que mesmo não civilizados, preservavam a história para facilitar aos mais novos!
Nossos blogs têm a colaboração de pessoas conscientes que "OS INTELIGENTES APRENDEM COM SEUS ERROS; OS SÁBIOS, LEITORES QUE SÃO DOS BONS LIVROS, APRENDEM COM OS ERROS DOS OUTROS!!!

2 comentários:

  1. Parabéns Dino! É contagiante ver a sua alegria - isso me incentiva ainda mais a escrever este livro.
    Vamos lá, Pessoal ! Contem-me algum caso que tenha marcado sua infancia/juventude em Mogi Mirim - principalmente os "causos" da Santa Cruz, o bairro onde nasci.
    É justamente por estar longe da minha terra por tanto tempo que me faz recordar tudo o que vivi e aprendi na infancia.Saí atrás de outros horizontes, mas NUNCA me esqueci das minhas raizes - e agora, através deste livro e do apoio de todos voces poderemos realizar este sonho de deixar nossas trilhas para que futuras gerações também possam ter conhecimento de tudo o que vivemos no passado.
    Agradeco antecipadamente TODA colaboracao, nem que seja mínima.

    A voce DINO, o maior incentivador deste livro, o meu especial agradecimento por toda ajuda.

    Muito obrigada.

    Um abraco,

    Rosangela Scheithauer

    ResponderExcluir
  2. Colaborarmos com a bonita e educativa história de jovens que marcaram época na sua cidade e bairro nos deixa lisonjeados - sapiente Rosângela Scheithauer.
    Portanto, abraçamos essa feliz meta e colocamos todos os blogs (saberladino - insista no sonho - nosso saberladino e o xadrezdinobueno) à sua disposição. Sabemos que os amigos, com certeza, farão o mesmo. Nesta louvável rede do bem!
    Um grande abraço e podem enviar suas histórias - conforme o texto supracitado...

    ResponderExcluir