segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

NEYMAR - O SIGNIFICADO DO NOME NUMA CRÔNICA AGRADÁVEL DE DENISE MOKARZEL...


Neymar






             Se o título dessa crônica fosse “Vindo do Mar”, provavelmente muitas pessoas passariam batido sem o menor interesse em lê-la. No entanto, bem que poderia porque esse é o significado do nome desse jovem que está em evidência no Brasil hoje, ou sem querer exagerar, no mundo do futebol e no mundo literalmente. Neymar.



            “Vindo do Mar”, sim é esse o significado do nome dele, o atual “garoto da Vila”, o Santos Futebol Clube. Ah! E por sinal, ele já traz o time no próprio nome: Neymar da Silva Santos Júnior. Acho que já estava decretado!



            Apesar do pequeno desvio das categorias de base do Santos aos 14 anos, que na época foi ter com o Galático  do Real Madri na Espanha, o mar o trouxe de volta. Ainda bem que foi por um breve período e graças a Deus ele aqui está, e espera-se para ficar. É, o significado de seu nome diz tudo! E ainda fala mais. Coincidência ou não, ele tem a prerrogativa de também significar: trabalhador incansável, criativo, dinâmico, disposto, colaborador. E não é o que ele é? Acho que estamos de acordo hem! Esse nosso craque é mesmo tudo isso! O rapazinho leva as multidões ao delírio. E nem precisa ser “peixe” para gostar dele! Tudo que faz vira notícia, moda, vira regra. Cabelo moicano? Virou febre! Dribles? Todos querem imitar. Dançinhas de músicas nem tão conhecidas assim nas comemorações dos gols? Torna seus criadores sucesso! É um fenômeno! Não, esse é outro! Comparações? Vêm dizendo: novo Pelé, igual ao Robinho, é um Neymaradona, não, nada disso, ele vem escrevendo sua própria história.



            E vem mesmo! Atacante contumaz, estreou como profissional no sub-vinte aos dezessete anos e fez seu primeiro gol na seleção principal do Brasil em 2010, gol de cabeça, e foi nos EUA, que estreia hem! E daí pra frente vem acumulando muitos títulos como troféu de gol mais bonito, o bola de bronze, campeonatos, artilharias e até honrarias! Sim recebeu o título de “Cidadão Paulistano”, ele merece! Humilde, bom menino, de família! Que continue assim, valorizando o dom que recebeu, a graça que veio do céu! E ele sabe do presente que Deus lhe deu! Bom jogador, carismático, irreverente, por tudo isso está angariando meninos e meninas de todo o Brasil, quiçá de outros países a torcerem pelo Santos, cantarem o hino do Santos! Tudo isso por mim? Não! Por você? Também não! Por ele, o nosso craque Neymar, que está levando uma geração inteira a reverenciar seu time.



             Vencedor do Paulistão 2012, o Santos é a bola da vez! Neymar é a bola da vez. Agora se diz, “o Santos de Neymar”. Pode se afirmar que o clube irá se fortalecer com um atleta desses. Ainda bem que “Neymar, Neymar... O Neymar é nosso! É, ele é o “cara”, no entanto tem-se que cuidar, valorizar porque o mar tem ondas quem vem mas que também vão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário