SÃO PAULO – A nova fórmula para remuneração da caderneta de poupança deve ser anunciada nesta quinta-feira (3) pelo Governo, segundo reportagem do jornal Valor Econômico. Segundo a publicação, o Executivo deverá encaminhar medida provisória ao Congresso com proposta que garante à caderneta uma rentabilidade equivalente a 70% da taxa Selic - que está atualmente em 9% ao ano. Também se discutiu a possibilidade de se fazer uma escala conforme o valor dos depósitos
O assunto foi discutido na última quarta-feira (2), durante reunião da presidente Dilma Rousseff com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Uma das possibilidades é que a remuneração nova só valha para novos depósitos na poupança, para que não haja quebra dos contratos já firmados.
A presidente deve se reunir hoje com sindicalistas, líderes da base aliada e empresários para debater medidas econômicas e buscar apoio para as alterações.
Juros menores
A mudança na remuneração da caderneta de poupança, que atualmente paga TR (taxa referencial) mais 0,5% ao mês, seria necessária para que o governo consiga continuar reduzindo a taxa de juro no País. Isso porque, com a Selic em níveis muito baixos, a poupança ofereceria uma rentabilidade maior do que os títulos públicos e outros ativos de renda fixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário