terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PARTICIPE DO LIVRO DA MOGIMIRIANA QUE MORA EM VIENA: LEIA UMA PARTE DO RASCUNHO...


PARA:
odinovaldo@yahoo.com.brCC:
Terça-feira, 3 de Janeiro de 2012 3:21

Corpo da mensagem

Oi Miriam!


Eu acrescentei algumas coisinhas naquela 2a. cronica que lhe enviei ontem  e pediria-lhe o grande favor de dar uma lida e, se achar necessário, acrescentar alguma coisa.  Sinta-se bem à vontade!!!
Muito obrigada.

Beijos

Ro



Mais coisas que a Miriam Rodrigues Costa me ajudou a relembrar

Essa Internet é uma coisa fabulosa mesmo!
Basta eu postar uma cronica e segundos depois já recebo pelo menos 10 clicadas de „gostei“.
Uma das grandes admiradoras dos meus „escritinhos“ é a Miriam.  Tao logo postei a cronica com as lembrancas da Santa Cruz  lá veio ela com os maiores elogios.  Aquela lá também tem uma memória fotográfica  -  e eu aqui pensando que me lembrava de tudo…  mas nao, a Miriam ganhou de mim.
Comecamos a conversar pelo chat e ela se lembrou que naqueles tempos da nossa infancia fazíamos maranhao (alguns chamavam de papagaio ou pipa) de papel manteiga e cola de farinha de trigo.  Lembramo-nos também que usávamos o talo do mamoeiro para fazer bolhas de sabao  ou fazíamos guerra atirando as bolinhas um no outro.   Depois foi a vez de nos lembrarmos dos saquinhos de pano cheios de feijao que jogávamos para cima.   Quantas brincadeiras de rua havia naquele tempo: pega-pega, balanca caixao, passa-anel, amarelinha, esconde-esconde, pula corda, etc.  Só parávamos de brincar à noite mortos de cansaco que mal dava tempo de ouvir a historia que a mae contava antes de dormir ou mesmo de terminar de rezar.  Por falar em rezar, seguindo os ensinamentos da minha mae,  ensinei meus filhos a rezar o „Santo Anjinho“ todas as noites antes de dormir.

…. Santo Anjinho do Senhor, meu zeloso e guardador, eis me a ti lhe confiou a piedade divina, sempre me rege e me guarde, governe-me ilumine-me, Amém…

A Miriam se lembrou do Sr. Diogo (distante parente meu) que vendia doces caseiros maravilhosos – ele saia pela rua com uma cesta na mao com canudinhos de doce de leite e cocada amarelinha, tudo fresquinho e feito com muito amor.  Ao falar sobre isso as minhas lumbriguinhas ficaram todas aticadas!
Falando sobre essas antigas recordacoes mencionei a ela que ainda nos dias de hoje, por morar fora do Brasil há muitos anos, ainda me identifico com lugares da cidade que nao existem mais, porém para mim é como se ainda existissem.  Várias vezes quando quero me referir a algum estabelecimento na Rua Padre Roque digo sempre: „ ali pra baixo da Rodoviária“  -  me referindo à antiga Rodoviária que já nao existe mais há tantos anos!
Impossível esquecer da famosíssima Loja Botelho, naquela época uma das maiores de Mogi Mirim.  Era uma delicia andar lá dentro da loja e ficar olhando aqueles móveis lindos que nos faziam sonhar.  Lá tinha de tudo:  geladeira, fogao, camas, mesas, cadeiras, sofás, eletro-domésticos – tudo!   A decoracao entao nem se fala, era a mais linda de Mogi Mirim.  Aos domingos o programa era ir passear „no centro“ e admirar a vitrine, que sempre era muito bem decorada.  Na época do Natal eles colocavam um enorme boneco de neve que era a maior sensacao.    Aquela loja sempre me fez sonhar  -  era como um mundo muito distande daquilo que eu poderia ter, aqueles móveis finos,  aquelas coisas chiques, muito além das possibilidades dos meus pais.  Quantas vezes parei em frente à loja e fiquei ali por muitos minutos dizendo a mim mesma:  „um dia vou ter uma casa com móveis iguais a esses“…
Muito bom relembrar!  Escrevendo isso eu pude voltar aos meus doces 15  anos, época em que os sonhos conseguiam romper o limite dopossível!


....................................



Von: Miriam Costa [mailto:mi_skorpio@hotmail.com]
Gesendet: Montag, 02. Jänner 2012 17:06
An: rosangela.scheithauer@chello.at
Betreff: RE: WG: Duas cronicas novas

Rosangela, gostei muuuuito, tá fiel mesmo.... Só não se esqueça da Casa Botelho, loja tradicional por muitos e muitos anos que ficava na Rua Padre Roque, a noite a gente saía pra ver as lindas vitrines, com moveis lindos ...  Bjs, to adorando tudo, e se vc citou e me esqueci, pois fiquei afoita e li correndo, me perdoe. Tá?
To indoooooooooooo, quero mais!!!

 

From: rosangela.scheithauer@chello.at
To: mi_skorpio@hotmail.com
Subject: WG: Duas cronicas novas
Date: Mon, 2 Jan 2012 16:23:05 +0100

Dino,   (com cópia para Miriam)


Envio-lhe duas recentes cronicas que surgiram de um bom papo com a Miriam Rodrigues Costa  via Internet. 
Veja só...  um simples papo que virou cronica!
Ambas já tem lugar garantido no futuro livro!!!

Um abraco,

Rosangela

Nenhum comentário:

Postar um comentário