quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Renove seu sofá com criatividade e economia


Por Yvone Pereira, do Casas Possíveis | Yahoo! Brasil – 13 horas atrás

Um sofá detonado na sala acaba com a casa inteira. Mas se a grana estiver curta e não puder comprar um novo ou reformar, muitas vezes, uma boa limpeza resolve. 

Leia também:

Uma opção para manter o sofá conservado é providenciar uma capa sob medida (fuja das capas prontas a qualquer custo). Confesso que não sou muito fã de capas, mas em alguns casos não há como escapar. Para quem que tem filhos pequenos ou animais de estimação em casa, a capa funciona muito bem.

Se o sofá ou poltrona ainda estiverem em bom estado, com uma capa bem feita, confeccionada por um profissional competente, você pode adiar por um bom tempo a reforma e a troca do tecido dos seus estofados. Além de práticas, elas são capazes de renovar a decoração.

Se você não quiser usar uma capa, não se acanhe, use uma bonita colcha ou um tecido sobre seu sofá.

Veja essa sobreposição com dois tecidos, ideia da IKEA

Mantas, panôs, peças artesanais feitas com patchwork, crochê e tricô também são ideias para renovar o sofá antigo.

Nas fotos abaixo usei como base uma manta indiana de casal que deu para cobrir inteiramente o sofá. 

Neste caso, tomei bastante cuidado para respeitar a geometria do desenho do tecido. Com paciência, fui alisando, ajeitando até ficar como eu queria. Ficou tão bom que quase não dá para notar que não foi costurado. E o melhor é que mesmo quando sentamos a manta não escorrega e nem sai do lugar.

Experimentei sobrepor uma manta menor e percebi que assim também é possível criar diversas variações para mudar o visual da sala: com a manta, sem a manta, cobrir todo o sofá ou apenas o assento, já que as almofadas são soltas...Gostei do resultado e das possibilidades.

Portanto, aproveitem as dicas para mudar a decoração da casa sem gastar muito.

Um comentário:

  1. Olá Boa noite,
    Onde posso encontrar manta indiana de casal?
    Obrigado,
    Marcello
    mamello67@gmail.com

    ResponderExcluir