domingo, 25 de março de 2012

DORMIR FAZ MUITO BEM: LEIA O ESTUDO SOBRE O SONO...


Alimentação e sono, uma curiosa relação

Estudo revela que a quantidade de tempo que os pequenos dormem pode prever seu peso (Fotos: Efe)
A expressão "o sono alimenta", quando se refere às virtudes do bom e plácido sono para o desenvolvimento dos bebês, não só se aplica aos primeiros períodos da vida, mas também pode ser extensiva a toda nossa existência, se convertendo em "se você dorme bem, se alimenta melhor".

Isto sugere uma pesquisa americana da Divisão de Medicina do Sono da Universidade Harvard, na qual participaram 542 funcionários que trabalham até tarde e têm turnos irregulares. Segundo esse estudo, dormir o suficiente poderia fazer com que sejam tomadas melhores decisões na hora de comer e se escolham alimentos mais saudáveis.

"A duração e a qualidade do sono contribuem para as tendências a sofrer doenças crônicas. De fato, a alteração do sono foi relacionada com aumento de peso, diabetes e mortalidade prematura", segundo os especialistas americanos.

Por sua vez, segundo os autores do estudo publicado na revista “American Journal of Public Health”, é mais provável que aqueles que dormem bem também comam bem, já que dormir o suficiente poderia fazer com que as pessoas decidam melhor e prefiram opções mais saudáveis em matéria de alimentação.

Um sono de longa ou curta duração prediz um maior risco de sofrer de obesidade, segundo um estudo da Universidade Laval em Québec (Canadá), centrado em 276 adultos de entre 21 e 64 anos, em que se estudaram sua constituição física, duração do sono cotidiano e mudanças nos índices de gordura corporal.

Segundo os autores do estudo, é mais provável que aqueles que dormem bem também comam bemAo longo de seis anos, as pessoas com períodos de sono mais reduzidos e de mais duração eram 35% e 25% mais propensas a ganhar cinco quilos, respectivamente, em comparação com quem dormia entre sete e oito horas.

Segundo explicou o pesquisador Jean-Philippe Chapul, autor do estudo, "encontramos evidências de que tanto os períodos de sono longos e curtos trazem um maior risco de aumento de peso e gordura corporal nos adultos".

Por conseguinte, um dos segredos para evitar o sobrepeso, além de seguir uma dieta baixa em calorias e fazer exercício regularmente, consiste em não dormir menos de sete horas nem mais de nove à noite, se atendo no possível às oito horas de descanso noturno recomendadas pelos especialistas.


Pagination

  1. 1
  2. 2
(2 Páginas) | Ler tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário